sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A oração de Jabez

“Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.” I Crônicas 4:10

Jabez era descendente da tribo de Judá e em sua oração pediu a bênção de Deus, o alargamento de suas fronteiras, a preservação contra o mar e que não lhe sobreviesse nenhuma aflição.
Deus concedeu o que  tinha pedido porque pediu em acordo com a Sua vontade.
"E essa é a confiança que temos para com ele: que se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade Ele nos ouve." 1 João 5:14
As condições bíblicas de oração são: 1- A petição de ver ser feita segundo a vontade de Deus. "Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração" Salmos 37:4.
2 - A petição deve ser feita em Nome de Cristo. "Naquele dia, nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo: se pedires alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu Nome. Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa" João 16:23-24. 3 - A petição deve ser feita para a glória de Deus. "pedis e não recebereis, porque pedis mal, para esbanjares em vossos prazeres." Tiago 4:3.
4 -  Aquele que pede presisa ser lavado dos pecados. "Subsiste as alturas, levaste cativo o cativeiro; recebeste homens par dádivas, até mesmo rebeldes, para que o Senhor Deus habite no meio deles." Salmos 68:18. 5 -  Aquele que pede precisa ser perdoado e estar pronto a perdoar outros. " E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai para que vosso Pai celestial vos abençoe as vossas ofensas." marcos 11:25. 6 - Aquele que pede precisa crer nas promessas. " Se porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa." Tiago 1:5-7.     7 - Aquele que pede precisa guardar os Seus mandamentos. "e aquilo que pedimos Dele recebemos, porque guardamos os Seus mandamentos e fazemos diante Dele e que Lhe é agradável," 1João 3:22. "Se permanecerdes em Mim, e as minhas palavras permaneceres em voz, pedireis o que quiserdes, e vos será feito." João 15:7.
As exigências da oração são: Fé em Deus - não em nós mesmos. "Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus. "Marcos 11:22. Fé superior às dúvidas. "porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Erga-se e lança-se no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele." Marcos 11:23. Petição. "Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebeste, e será assim convosco." marcos 11:24. Perdão para com todos os que nos ofenderem. " e perdoa-nos as nossas dúvidas assim como temos perdoado aos vossos devedores," Mateus 6:12.

                                                                                                      Rodirlei Vasconcelos

O embaraço e o pecado na vida do discípulo



Hebreus 12.1: “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta.”
Vamos discorrer sobre duas coisas que ocorrem em nossas vidas de seguidores de Jesus e que merecem uma atenção concentrada: embaraço e pecado.
O que seria o embaraço para o discípulo de Jesus? A versão que utilizamos a ACF - Almeida Corrigida e Fiel faz uso deste termo que na Almeida Revista e Atualizada (ARA) é peso, na Nova Versão Internacional (NVI) e na Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) é usada a expressão tudo o que nos atrapalha, e na Almeida Séc. 21 usa-se tudo o que nos impede de prosseguir.
Estes exemplos podem nos ajudar a compreender o que o autor da epístola aos Hebreus quis nos dizer sobre as palavras em destaque. Sabemos que o pecado é o que nos separa de Deus. Quem anda em pecado não pode agradar ao Senhor que o salvou. O pecado está bem definido, cremos, em toda a Bíblia Sagrada. Sabemos que pecado é errar o alvo que Deus traçou para a nossa vida, é transgressão da lei de Deus, é iniquidade, é praticar coisas que são abomináveis aos olhos divinos. Mas, e quanto ao embaraço, ou peso? Na NVI, antecipando a expressão tudo o que nos atrapalha encontra-se o termo livremo-nos e na NTLH antecipando encontra-se a construção deixemos de lado. Na Almeida Séc. 21, antecipando tudo o que nos impede de prosseguir encontramos a palavra eliminar.
Isto posto, entendamos o seguinte: Embaraço ou peso na vida do discípulo é tudo o que o atrapalha ou o impede de prosseguir e deve ser deixado ou eliminado, assim como o pecado.
O embaraço ou peso, não é necessariamente um pecado que estejamos cometendo. Não significa que estejamos a transgredir a lei de Deus, ou a cometer algo abominável aos Seus olhos. Mas sim, algo que pode enredá-lo e deixar a sua carreira espiritual atrasada. Pode paralisá-lo em sua corrida rumo ao alvo Fp 3.13,14. Nesta passagem Paulo diz: …esquecendo-me das coisas que atrás ficam.” Estas “coisas” são exatamente os pesos, os embaraços e o pecado. O crente se envolve com aspectos desta vida que são um estorvo para sua caminhada com Cristo. Pode ser um envolvimento em demasia com sua família, ou profissão, ou estudos, ou seu hobby favorito. Até mesmo pode ser seu envolvimento ministerial, suas funções na Igreja, por paradoxal que seja isto, pode muito bem também constituir-se em embaraços para sua carreira cristã.
Devemos lembrar que, se somos discípulos ou seguidores de Jesus Cristo, devemos cuidar com nossa vida para que tudo o que façamos seja para a glória de Deus (1 Co 10.31). A advertência amorosa de Deus em Hebreus é para que sejamos prudentes, vigilantes e, sem desanimar, corramos com perseverança a carreira que nos está proposta. É uma carreira árdua, mas é uma carreira gloriosa a do servo de Deus. O que Deus deseja é que estejamos como o soldado bem aprontado e sempre disposto a agradá-lo (2Tm 2.4).
Querido discípulo, faça estas considerações agora, quando estamos prestes a encerrar mais um ano. O Senhor te ajude para que você deixe todos os embaraços e o pecado em sua vida e inicie 2010 na perspectiva de uma carreira bem corrida segundo a vontade de Deus.
Que Deus abençoe você.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

VERDADE

O que é a verdade? Quantas vezes já acreditamos em coisas que mais tarde descobrimos serem bem diferentes daquilo que pensávamos? Quantas vezes a "ciência" nos provou por meio de estudos e experimentos "científicos" que certas coisas seriam improváveis e até impossíveis de acontecer e errou?
     Não é preciso se esforçar muito para lembrar de fatos como o ocorrido na década de 30, no qual um notável físico da época provou por meio de cálculos físicos e matemáticos que era impossível existir televisor a cores, ou de um artigo publicado na revista "The WestingHouse Engineer" no final da década de 50 onde utilizando-se de todo o conhecimento adquirido até a época e com base em cálculos físicos e matemáticos, foi provado que um computador jamais superaria a impressionante marca de 1MHz de velocidade de processamento.
     Na bíblia vemos que Deus operou prodígios e maravilhas. Fez o impossível aos olhos humanos acontecer. Lembramos que Deus venceu batalhas, multiplicou a farina e o azeite da viúva de Sarepta. Elias orou e pediu para que não chovesse e ficaram três anos e seis meses sem chover. Josué orou e o sol se deteve, e a lua parou.         Só pela fé é que acreditamos que aconteceu. Mas         a ciência já descobriu que está faltando um dia. Cientistas da NASA, descobriram que falta um dia no calendário universal confirmando que o que aconteceu no passado é verdade.
     Na busca intelectual de fatos e verdades, devemos acreditar que só encontraremos a verdade se cremos que ela existe.
     Devemos ter ciência que a Verdade está mais próxima do que imaginamos e não é difícil alcançá-lá. Nenhuma pessoa pode dizer que é dona da verdade mas pode dizer que  a verdade é seu alvo.
    Na verdade, só podemos crer de verdade na verdade que está acima de toda verdade....Jesus é a verdade e também é vida. Quem crer nisso será salvo. Quem não crer já está condenado.


Rodirlei Vasconcelos

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

ANÁLISE PESSOAL

Como está minha vida espiritual? Estou conseguindo agradar mais a carne ou meu espírito?
Estou orando?
Estou lendo a Bíblia?
Estou sentindo vontade de ir à igreja ou estou indo por ir?
Quando estou na igreja, penso em que?
Estou me entregando por completo para Deus?
O que tenho feito para alimentar meu espírito?
O que tenho feito com meu testemunho?
Esteou testemunhando de Jesus ou de mim mesmo?
Estou amando a Deus ou o mundo?
Tenho me preocupado com os perdidos?
Tenho pregado o evangelho?
Tenho alguma coisa para Deus em vez de reclamar da vida, de tudo e de todos?
Como vai meu coração?
Como vai minha alma?
Será que todo meu ser pertence a Jesus ou falta alguma coisa?

“Se, com tua boca, confessares Jesus com Senhor e, em teu coração, creres que Deus O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para a justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que Nele crê não será confundido.” Romanos 10:9-11

                                                 
                                                                                Rodirlei Vasconcelos

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

#228 Em cima do muro

Leitura: João 12:42-43
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=cLGuo-zFfCo

Qualquer que seja a razão de irmos ou não a Jesus, ela será egoísta. Vamos a ele por estarmos doentes, necessitados ou perdidos, e o evitamos por medo de perder família, amigos ou posição na sociedade. É o caso deste capítulo 12, que diz que "muitos dos principais creram nele, mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga. Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus". Hoje diríamos que ficaram em cima do muro.

Em sua salvação não há nada de que você possa se gloriar. Ela vem de Deus, não de você. "Não vem das obras, para que ninguém se glorie; porque somos feitura sua [de Deus], criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas". Isso não agrada o ser humano, que adora ser bajulado pelos seus feitos. Para não perderem as regalias que têm em sua religião, alguns judeus aqui creem em Jesus, porém não o confessam como Senhor e Salvador.

Todavia, a Palavra de Deus é bem clara ao afirmar, na carta aos Romanos, que "se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação" Rm 10:9-11.

Este capítulo fala dos que não confessavam publicamente sua fé em Jesus por medo de perderem sua posição no arraial da sociedade e religião. Você acha que isso mudou com a Igreja? Os cristãos são feitos da mesma carne que eles, portanto era de se esperar que dessem um jeitinho para que a fé do coração e a confissão da boca pudessem ser exercitadas, sem, contudo, perderem o gostinho da bajulação humana.

Por isso você encontra hoje muitos grupos de cristãos que criaram seus próprios meios de garantir um recheio para o ego. Primeiro, os dons como evangelista, pastor e mestre - que não são a mesma coisa que talentos como a habilidade de cantar, falar ou escrever - viraram títulos honoríficos como os que usamos para autoridades civis e militares.

Depois foram criados cargos eclesiásticos como diretor disso e presidente daquilo. Até mesmo títulos como "Reverendo", que a Bíblia só usa para Deus, passaram a ser usados por homens comuns e foram criados cursos de teologia que concedem títulos honrosos como "Doutor em Divindade". O ego adora essas coisas.

Não se engane: Jesus não teve qualquer honraria no arraial do judaísmo. Ele só experimentou desonra, vergonha e desprezo. Hoje existe igualmente uma espécie de "arraial da cristandade", e a admoestação de Hebreus 13 vale para nós também: "Saiamos até ele [Jesus], fora do arraial, suportando a desonra que ele suportou".

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O mundo

Vivemos em um mundo aonde o materialismo vem em primeiro lugar. Nós, como cristãos, temos que atentar para o lado espiritual das pessoas, pois este está em conflito. Pessoas... vidas são humilhadas e desvalorizadas por muito pouco. O mundo exige dos jovens um modelo que muitas vezes não conseguem atingir. Temos que agir, cumprir o que Jesus nos ensinou no evangelho de Marcos 16:15 “Ide por todo o mundo e pregai o evangélio...” .  As pessoas estão carentes, precisando ouvir algo que alimente seu espírito e ao mesmo tempo traga refrigério em sua alma e que faça seu corpo, alma e espírito entrar em harmonia para vencer este mundo.
            No meio destas pessoas carentes estão também cristãos que já conhecem Jesus e Seu plano de salvação mas parece estar com sua fé abalada não se entregando por completo a Deus, deixando assim, a dúvida tomar conta de si. Somos amados de Jesus. Ele é completo... pode todas as coisas... sabe todas as coisas... . Por isso se algum dia você entregou sua vida para Jesus e aceitou-O como seu único e suficiente salvador, descansa... você só tem que manter relacionamento íntimo com Ele. E neste relacionamento, a confiança que gera a fé é indispensável.
            Então por que deixar a dúvida atrapalhar o seu relacionamento com Jesus? Em vez disso, temos que nos apegar por completo na obra Dele e aceitar o que Ele tem para nos dar não se esquecendo que toda porta que Deus abre é porque Ele sabe que somos capazes de vencer.
            Vamos aproveitar as misericórdias e o amor de Deus e retribuir com nosso amor e compromisso com a obra.




VASCONCELOS, Rodirlei, 2009

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Colocando tudo na presença de Deus

Muitas vezes nos pegamos dedicando tanta atenção a determinado assunto, projeto, sonho e esforçamos em poder fazer o mais rápido possível para ficarmos realizados com satisfação em ter conseguido tal projeto.
Colocamos tanta atenção nisto e nos esquecemos de Deus. É Deus que nos fortalece. Quando tentamos realizarmos nossos sonhos sem a presença de Deus não conseguimos concluir. Podemos até começar tal coisa, mas não conseguimos terminar porque nos esquecemos de consagrá-lo á Deus.
Quando colocamos tudo na presença de Deus é diferente. Deus nos permite que começamos e nos ajuda durante todo o projeto permitindo assim, não só a conclusão do mesmo, mas também a perfeição e a certeza de que o que foi feito está firmado no Senhor e nunca nos será tirado. Às vezes gastamos tanto as nossas forças num determinado assunto e vamos gastando, sem Deus, sem Jesus e ficamos fracos sem força alguma e nem fôlego. Aí é que Deus age em nossas vidas. Nos dá força sem igual. Acaba nossas energias para dependermos somente da força de Deus.
            Não podemos esquecer, sem Deus não conseguimos realizar nenhum projeto. Com Deus, não só conseguimos realizar, mas também alcançamos a perfeição e a satisfação de termos realizado algo na presença do nosso Deus. A nossa força vem do Senhor.

“Tudo posso naquele que me fortalece...” Filipenses 4:13