quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

ESPERANÇA (Richard José Vasques)



A Wikipédia define esperança como “uma crençaemocional na possibilidade de resultados positivosrelacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal. A esperança requer uma certa perseverança, isto é, acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário. O sentido de crença deste sentimento o aproxima muito dos significados atribuídos à.”
Concordei com essa definição. Tenho sentido que quando temos a expectativa de que algo positivo (segundo nossos pensamentos) pode vir a acontecer em nossas vidas, a palavra esperança vem à minha mente, e eu não consigo não relacioná-la à .

A Bíblia define fé da seguinte maneira em Hebreus 11.1 - definição aqui apresentada em três versões: Nova Versão Internacional, Almeida Revista e Corrigida, e A Mensagem:

“Ora, a  é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” (NVI)
“Ora, a  é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” (ARC)
“O fato essencial da existência é que esta confiança em Deus, esta  é o alicerce sólido quesustenta qualquer coisa que faça a vida digna de ser vivida.” (A Mensagem)

Firme fundamentoalicerce sólidocerteza. Como Engenheiro Civil sei que a fundação é primordial para toda e qualquer construção. No último domingo o Pr. Maurício comentou sobre o prudente e o insensato, que respectivamente construíram suas casas sobre a rocha e sobre a areia. Rocha significa fundação forte, firme fundamento. Interessante é que vamos “apoiar” nossas esperanças num firme fundamento que não é visível, não é palpável, que ainda não veio, naquilo que esperamos, onde temos expectativa. A  é a prova disso. Na cultura da qualidade, chamamos as provas de evidências. A fé nos dá evidências daquilo que não vemos.

Não é muito simples raciocinar em cima disso, mesmo porque nós geralmente só raciocinamos (se é que fazemos isso) em cima de dados e fatos concretos, provavelmente que já ocorreram. Daí chamarmos essas ações de reativas, pois partem de uma ação que já aconteceu. O contrário é o que chamamos de proativo (ação sobre algo que ainda não ocorreu). Então ao sonharmos, ao termos um desejo, uma expectativa, uma esperança, estamos trabalhando com algo que está por vir. Como vamos saber isso? Creio que sentimos a possibilidade e alimentamos a esperança de que venha a acontecer. Muitas vezes precisamos que aconteça.

No mundo corporativo isso é tratado como visão. Algumas definições de Visão:
“É um retrato mental claro do futuro. É para onde queremos ir, onde queremos chegar”. George Barna
“É a arte de ver o invisível. É para onde os líderes querem levar a organização”. Jonathan Swift
Peter Drucker disse que “a melhor forma de prever o futuro é criá-lo.”
Habacuque 2.2.a, diz assim: “Escreva claramente a visão em tábuas, para que se leia facilmente.”

A visão deve ser escrita e deve ser clara para que todos a entendam. Walt Disney teve a visão de contruir o Walt Disney World numa área pantanosa no Estado da Flórida (USA). Todos o chamaram de louco. Na inauguração do complexo, uma autoridade disse assim para a Sra. Disney: “Que pena que Walt não viu isso!”. Será que ele realmente não viu? Na verdade foi ele quem teve a visão primeiro, o que permitiu a materialização do seu projeto, e o levou a ser uma realidade.

Como vão as suas esperanças. Alicerçadas sobre a rocha? Aguardando o tempo certo de acontecer? Você tem crido o suficiente para tomar ações que permitam a sua materialização? Uma pequena estória contada no filme “Desafiando Gigantes” me chamou muito a atenção. Foi um senhor da comunidade que a contou ao treinador do time de futebol americano da escola:”Haviam 2 fazendeiros. Eles precisavam da chuva para suas plantações. Um se pôs a trabalhar preparando a sua plantação para receber a chuva e assim crescer; o outro nada fez por não estar vendo a chuva.” Daí ele perguntou: “Qual deles você considera que tem fé?”

Fé e esperança, a partir do fundamento invisível, mas que é evidência. Apesar da nossa dificuldade em entender isso, sentimos uma certa alegria quando recebemos uma pequena dose de esperança em algum segmento de nossas vidas. Continuemos crendo, curtindo essa alegria e trabalhando por dias melhores. Olhe para frente e não para trás.

Nenhum comentário: