domingo, 22 de janeiro de 2012

DIANTE DA DECEPÇÃO




Por que é difícil lidar com a decepção?
É difícil lidar com a decepção porque ela vem depois do sonho. Desejamos, confiamos, imaginamos. Quando a decepção nos nocauteia, nossa vida desmorona porque ficamos sem desejo, sem sonho, sem confiança. Ficamos sem presente e sem futuro.
É difícil lidar com a decepção porque um de seus resultados é a mudança no grau de amizade que nutríamos com quem nos decepcionou. Em questão de minutos, a decepção pode transformar a amizade em indiferença ou mesmo em ódio.
É difícil lidar com a decepção porque o processo nos torna amargos e a amargura é o pior dos sentimentos, pela falsa certeza que nos dá que não podemos confiar, que não podemos amar.
É difícil lidar com a decepção porque ela nos ensina a generalizar. Pela memória da traição, passamos a achar que todos agirão como aquele/aquela que nos magoou.
Apesar da dificuldade, devemos nos lembrar que nós também somos capazes de decepcionar e, por isto, já decepcionamos alguém.
Apesar da dificuldade, devemos orar como Jesus nos ensinou, pedindo-lhe a ternura de perdoar, uma vez que esperamos ser perdoados quando for o caso de sermos os ofensores.
Apesar da dificuldade, devemos orar a Deus para que Ele nos ensine a confiar de novo.

ISRAEL BELO DE AZEVEDO


Nenhum comentário: